domingo, 2 de maio de 2010

DICAS PARA APRECIAR UM BOM VINHO


• Ao servir o vinho, evite ultrapassar o limite de um terço da taça. Assim fica mais fácil manuseá-la.

• Segure a taça pela haste e não pelo bojo. Dessa maneira, ela se mantém transparente, sem marcas de digitais, o que possibilita observar melhor a cor da bebida.

• A quantidade menor de líquido permite que se façam mais facilmente movimentos circulares com a taça para aerar o vinho. Com resultados, ele se inunda de oxigênio e libera o álcool e aromas.

• Para melhor identificar os sabores do vinho, os conhecedores costumam fazê-lo “passear” pela boca com um pouco de ar. Essa ótima maneira de prová-lo deve ser realizada de forma discreta, produzindo o mínimo de ruído possível.

• A regra clássica de harmonização com a comida recomenda brancos para pescados e tintos para carnes vermelhas. Quem tem mais intimidade com a bebida pode tentar algumas variações, usando rosés e tintos leves para os peixes. No caso das culinárias asiática e peruana, tão em moda, prefira os espumantes ou os brancos.

• A ordem para o serviço da bebida indica que se inicie pelos mais leves, passando aos mais encorpados e, finalmente, aos digestivos e vinhos de sobremesa. Ou seja, comece com brancos mais delicados, sirva os mais estruturados e siga pelos tintos. Antes da refeição, funcionam bem como aperitivo um espumante ou um jerez seco.

• Cada tipo de vinho requer uma temperatura adequada, brancos ficam agradáveis resfriados, mas não gelados demais, porque isso inibe a liberação de aromas e altera o sabor. Essa norma vale também para o espumante. No caso dos tintos, é comum falar em temperatura ambiente, mas essa regra se refere ao clima europeu. Eles evidenciam suas qualidades quando mantidos em torno de 18 graus.


Fontes: Jorge Carrara, colunista da Folha de São Paulo, e Marcelo Copello, colunista da revista Gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário