quinta-feira, 6 de maio de 2010
TIPOS DE CERVEJAS
ALE
Produzidas, especialmente, na Inglaterra e na Bélgica, as Ale são bebidas mais encorpadas e podem ser consumidas à temperatura ambiente ou apenas refrescadas. O processo de fermentação se dá à temperatura ambiente. Os principais tipos são:
Altbier – De aroma leve, com um toque de cacau proveniente do malte torrado, a receita da Altbier caracteriza-se pela grande quantidade de lúpulo. A cor tende para os tons mais escuros.
Barley Wine – A tradução literal do nome dessa cerveja é “vinho de cevada”porque pode, ao contrário da maioria das cervejas, ser guardada por muitos anos. É forte e tem sabor intenso de malte e de lúpulo.
Belgian Ale – É a designação genérica das cervejas produzidas na Bélgica, geralmente por processos artesanais. Têm cores e sabores variados e dividem-se em vários tipos, das Witbier, suaves e temperadas com especiarias, às Lambic, à base de trigo e fermentadas com leveduras selvagens. As lambic podem ser estocadas por até três anos.
Bitter – O nome já indica a principal característica desta cerveja: bitter, em inglês, quer dizer acre, amargo. Essa característica fica mais acentuada à medida que aumenta a quantidade de lúpulo na receita. A cor vai do âmbar ao cobre.
Brown Ale – Foi a primeira cerveja fabricada na Inglaterra. É escura, tem pouco teor de lúpulo (sendo, portanto, de baixo amargor) e sabor adocicado de nozes.
Pale Ale – Era o termo utilizado na Inglaterra para descrever as cervejas mais claras do que as Brown Ale. Tem cor de cobre. Atualmente, vários tipos de cerveja se abrigam sob a designação Pale Ale. Elas podem ser Mild Ale, mais suaves, ou mais amargas como a Indian Pale Ale e a American Pale Ale.
Porter – É feita com malte torrado, o que pode transferir para a cerveja aromas de chocolate e de café. A cor varia do castanho ao preto.
Stout – é uma cerveja bem escura, preta. Pode ser do tipo Dry Irish (cerveja de origem irlandesa, seca, encorpada e cremosa, com sabores de caramelo e café); Foreign Style Stout (semelhante à Dry Irish, com maior teor alcoólico) e a Imperial Stout (alto teor alcoólico e sabor frutado, doce ou semidoce.) No Brasil, a referência de Stout é a Caracu.
Scottish Ale – A cor vai do ouro ao castanho e o sabor pode ser doce, maltado ou até mesmo defumado.
Abadia – É uma cerveja de alta fermentação. Tem sabor surpreendente, resultado do equilíbrio ideal entre o amargor, a doçura e o teor alcoólico. Outra característica marcante é seu aroma de especiarias.
LAGER
De origem alemã, a cerveja Lager tem como principal característica o fato de sua fermentação se dar a baixas temperaturas – de até 2º C – em contraste com a Ale, na qual esse processo pode se dar até mesmo à temperatura ambiente. Os principais tipos são:
Bock – É uma cerveja escura, originária do norte da Alemanha, de sabor mais para o doce do que para o amargo, e alto teor alcoólico. Uma variedade conhecida como Doppelbock (bock dupla) tem gradação alcoólica de até 7,5o. Outra, ainda mais forte – de até 14o – é a Eisbock. Essas cervejas são congeladas e depois o gelo é retirado, o que aumenta a gradação alcoólica.
Münchener – O nome significa “de Munique.” É uma cerveja escura ou preta e pode ser bem leve. Tem um sabor forte, de malte, puxado para o café.
Pilsen – Cerveja originária da região da Boêmia, hoje parte da República Tcheca. Sua principal característica é a cor dourada e translúcida. Em sua fórmula original, tem sabor suave e um aroma acentuado de flores, com presença acentuada do lúpulo. Comparada com a cerveja do tipo Pilsen mais popular no Brasil, a variedade tcheca tem sabor ligeiramente mais amargo.
Fonte: Ambev - http://www.ambev.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário